O curso de Letras – Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa, do Campus Ministro Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu nota máxima — conceito 5 — na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado reafirma o compromisso da Instituição com a oferta de uma educação de excelência, sustentada por um corpo docente qualificado e experiente.
A reitora da UFPI, professora Nadir do Nascimento Nogueira, destacou o papel fundamental de todos os envolvidos com a conquista da nota máxima. “Esse resultado traduz, de fato, a excelência do curso. Parabenizamos os professores, alunos, servidores técnico-administrativos e toda a Administração Superior, que investiu e deu o suporte necessário para que o curso fosse conduzido da melhor forma possível”, afirmou.
Corpo docente do curso de Letras - Língua Inglesa
Para a coordenadora da graduação, professora Vânia Soares Barbosa, o sentimento é de alívio e satisfação diante do reconhecimento nacional dos esforços empreendidos pela Coordenação em conjunto com os discentes.
“O processo de avaliação vem para evidenciar o bom desempenho que nossos alunos têm alcançado. A Universidade Federal mostra que temos talentos. Com dedicação e esforço, buscamos devolver à sociedade profissionais comprometidos com a educação. Nosso objetivo é formar professores de inglês e outros profissionais capacitados para atuar na área, oriundos de um curso de excelência”, ressaltou.
A coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, professora Luisa Xavier, também comentou sobre a conquista, afirmando que o resultado reflete o comprometimento coletivo do corpo docente e administrativo na construção de uma formação sólida.
“É fruto de caminhos e estratégias organizacionais, tanto pedagógicas quanto institucionais, que favorecem a formação de um perfil profissional baseado em competências e habilidades essenciais. O resultado demonstra a coesão de todos os que integram o curso de Letras-Inglês”, declarou.
Estudantes de Letras - Língua Inglesa
O estudante Luís Inácio Andrade, atualmente no 5º período do curso e integrante do Centro Acadêmico (CA), celebrou a conquista com entusiasmo. Para ele, a avaliação positiva é um reconhecimento da qualidade do ensino oferecido e um incentivo à continuidade das ações promovidas.
“Receber essa notícia de que alcançamos a nota máxima do MEC é motivo de grande orgulho. Sabemos da qualidade do nosso curso e ver isso refletido oficialmente é extremamente gratificante. Isso nos motiva ainda mais a continuar contribuindo com a comunidade e com a área”, finalizou.