Mesa de honra do evento
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), realizou, nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o Encontro de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Coleta Sucupira 2021-2024 em Debate. Voltado para coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e seus respectivos secretários, o evento teve como objetivo promover discussões sobre os desafios enfrentados pelos programas e aprimorar o uso da Plataforma Sucupira pelas coordenações.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
“É uma troca de experiência extremamente positiva”, afirmou a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, presente na solenidade de abertura do Encontro. Segundo a gestora, o evento acontece em um momento crucial, dada a mudança em determinados critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “É um momento de comparação e compartilhamento de experiências, no qual analisamos esses critérios e ajustamos aspectos importantes no preenchimento da Plataforma Sucupira, essencial para a avaliação dos nossos programas de pós-graduação”, concluiu a reitora.
Pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, Carlos Sait
De acordo com o pró-reitor de Ensino e Pós-Graduação, Carlos Sait, o fechamento do quadriênio 2021-2024 representa uma etapa fundamental no processo de avaliação dos PPGs pela CAPES. Por isso, a realização do Encontro se mostra importante para refletir sobre os desafios enfrentados pelos programas nos últimos quatro anos. “Reservamos este momento para que as coordenações dos programas possam discutir as questões que impactaram seus desempenhos nos últimos anos e que, consequentemente, podem influenciar a avaliação da Plataforma Sucupira durante a coleta de dados”, destacou o gestor.
Coordenador de área da CAPES, professor Ângelo Ricardo de Souza, realizou sua discussão de forma on-line durante o Encontro
O professor Ângelo Ricardo de Souza, coordenador da área de Educação da CAPES, conduziu a palestra "Coleta Sucupira 2021-2024: pontos críticos em debate". Ele explicou como ocorre o processo avaliativo. “A avaliação deve analisar 3 Quesitos (Programa, Formação e Impactos na Sociedade), os quais se dividem em 12 itens avaliativos, os quais tomam diversos elementos buscando identificar a qualidade da formação ofertada no nível da pós-graduação. Dentre estes itens, a avaliação focaliza sobre a proposta formativa do programa, o perfil do corpo docente, as políticas de autoavaliação e planejamento estratégico, a qualidade das teses e dissertações e a produção intelectual dos discentes e egressos, bem como a qualidade da produção intelectual dos docentes e da sua inserção no PPG. Ainda, a avaliação se debruça sobre os impactos acadêmicos e sociais do programa, sua inserção social, internacionalização e visibilidade. A forma como estes itens são avaliados se altera entre as áreas, por isso é fundamental que os programas conheçam a ficha de avaliação de sua própria área”, esclareceu.
Coordenador do PPG em Ciências Farmacêuticas, André Luís Menezes
Para o coordenador do PPG em Ciências Farmacêuticas, André Luís Menezes, o debate foi bastante positivo, uma vez que contou com a participação de um membro da CAPES. “Além de podermos tirar dúvidas com o professor Ângelo Ricardo de Souza, a UFPI conta com um representante na CAPES, o professor Edson Cavalcanti, que auxilia nesse processo”, relatou.
Ainda segundo Menezes, a presença de um professor da UFPI para instruir os coordenadores sobre o correto preenchimento dos dados, de acordo com os critérios estabelecidos, é fundamental para garantir a visibilidade das atividades dos programas. “Os dados inseridos no relatório são um dos principais critérios de qualidade e impactam diretamente as atividades dos nossos programas, bem como as ações desenvolvidas junto ao corpo discente, docente e à comunidade”, finalizou.
A Plataforma Sucupira é uma ferramenta da CAPES, disponível na internet, que fundamenta o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Por meio dela, é possível obter informações, realizar análises e avaliações, além de facilitar o processo de coleta e envio de dados fornecidos pelos programas de pós-graduação, com a participação de pró-reitores e coordenadores dos PPGs.
Durante a solenidade de abertura, também estiveram presentes o vice-reitor Edmilson Moura; e a coordenadora dos PPGs stricto sensu da PRPG, Maria do Carmo de Carvalho e Martins.