Cursos da LEDOC de Bom Jesus e Floriano conquistam nota máxima na avaliação do MEC

A excelência na formação de educadores para a Educação Básica do Campo, especialmente no que diz respeito à interação com instituições que desenvolvem modalidades de assistência técnica e extensão rural, foi atestada pelos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) nos campi Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, e Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus. Ambos obtiveram o conceito máximo, nota 5, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

Para a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, o resultado foi um reflexo do empenho da comunidade acadêmica da Universidade em oferecer um ensino de qualidade. “Ficamos muito felizes com a nota 5 dos nossos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, a nota máxima na avaliação do MEC. Quero parabenizar todos os professores, alunos e servidores técnico-administrativos que, no dia a dia, buscam essa excelência, proporcionando uma educação tão importante para aqueles que vivem no campo, longe dos grandes centros urbanos e que têm direito a uma educação qualificada”, afirmou.

Professor Marcones Ferreira Costa e comunidade da LEDOC de Floriano durante celebração de 10 anos 

O excelente desempenho na avaliação coincide com o aniversário de 10 anos dos cursos, tornando esse resultado ainda mais significativo. O professor Marcones Ferreira Costa, coordenador da LEDOC no CAFS, destaca a importância da avaliação: “A avaliação do MEC é uma oportunidade de refletirmos sobre os avanços conquistados e expressarmos nossa gratidão a todos os envolvidos nesse processo — professores, técnicos e alunos — que contribuíram para a construção da história do curso”, disse.

A LEDOC foi o primeiro curso do campus de Bom Jesus a atingir a nota máxima na avaliação do MEC. O coordenador interino da LEDOC no CPCE, David Borges, ressaltou que a nota não é resultado de um esforço pontual, mas sim de um trabalho contínuo desde a criação do curso. “O MEC destacou nossa proximidade com as Escolas Famílias Agrícolas, movimentos sociais do campo e outras instituições, onde os estudantes realizam seus estágios. Também destacaram a interdisciplinaridade desenvolvida ao longo do curso, o que foi um dos pontos positivos”, explicou.

Professor David Borges

O coordenador David Borges ainda apontou que foram avaliados positivamente a integração entre teoria e prática, as pesquisas dos docentes que envolvem o cenário local, as iniciativas que promovem uma educação antirracista e todas as atividades voltadas para questões como violência de gênero, exclusão social e desigualdade.

Em Bom Jesus, o curso tem foco nas Ciências Humanas e Sociais, preparando os alunos para lecionar todas as disciplinas dessa área nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O curso conta com 12 docentes doutores, as aulas são ministradas no formato integral (manhã e tarde).

Em Floriano, o foco é nas Ciências da Natureza. O curso conta com 15 docentes, sendo 5 com doutorado, 9 com mestrado e 1 com especialização, com aulas também no turno da manhã. Os egressos desse curso podem atuar no Ensino Fundamental (na disciplina de Ciências) e no Ensino Médio (nas disciplinas de Física, Química e Biologia).

O professor Marcones Ferreira Costa, coordenador do LEDOC no CAFS, destacou as atividades que contribuíram para o excelente resultado na avaliação. “A nota máxima reflete o esforço coletivo em várias frentes. Entre as principais atividades, destaco a qualidade do ensino, os debates constantes para manter o currículo atualizado e alinhado às necessidades do contexto educacional, a implementação de metodologias ativas de ensino e a integração com a comunidade local”, explicou. Ele também ressaltou a importância dos projetos de extensão que promovem o vínculo entre a universidade e as realidades locais, afirmando que essas ações, realizadas de forma integrada, foram essenciais para o sucesso na avaliação.

Os Cursos de Licenciatura em Educação do Campo são fundamentais devido à crescente demanda nas áreas de Reforma Agrária em todo o Brasil. Eles visam garantir políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico nos Assentamentos e o aprimoramento intelectual e cultural dos trabalhadores rurais e seus filhos, aumentando o acesso à escolarização em níveis básico e superior.