Turma de Geografia e coordenadores durante evento de ACE
Com o objetivo de estender os conhecimentos e recursos produzidos dentro da Universidade para além de seus muros, beneficiando diretamente a sociedade, o PARFOR/UFPI segue promovendo ações de extensão. No último sábado (05), os cursistas de Geografia, do Polo de Currais, realizaram o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) IV. A ação ocorreu na Unidade Escolar Jorge Rodrigues dos Santos e abordou a temática “Educação, Cidadania e Direitos Humanos”.
Mesa de abertura do evento
Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI, Profa. Gardênia Pinheiro, na UFPI, especialmente no âmbito do PARFOR, as atividades extensionistas devem refletir a especificidade formativa de cada curso, sendo desenvolvidas por meio de metodologias participativas e inovadoras, que favoreçam o protagonismo dos sujeitos envolvidos e o diálogo permanente com os diferentes atores sociais. “As ACE, ao integrarem ações articuladas de natureza teórico-prática, promovem não apenas a socialização dos saberes acadêmicos, mas também a apropriação desses conhecimentos pela comunidade, fortalecendo o vínculo entre a Universidade e a sociedade”.
Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI, professora Gardênia Pinheiro
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, reitera que o projeto formativo do Programa é comprometido com essa Geografia que visa a conquista do exercício pleno da cidadania. “Não é concebível pensarmos em um processo formativo que se cale diante de situações de preconceito e de discriminação. Por isso a importância de discutirmos temáticas como Educação, Cidadania e Direitos Humanos. É por meio de um projeto educativo engajado que podemos mudar a nossa realidade”, enfatiza.
Cursistas promoveram a discussão de temas importantes
Acompanhando de perto a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas, a Coordenadora do curso de Geografia do PARFOR/UFPI, Profa. Bartira Viana, avalia que foi um momento muito rico de produção científica e de exposição do conhecimento. “Foram discutidos não só aspectos metodológicos relacionados às questões sobre Educação, Cidadania e Direitos Humanos, mas também pesquisas científicas e processos educativos. As oficinas ministradas para os alunos da escola básica do município de Currais promoveram debates importantes. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”.
Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia
O Prof. César Moraes, que ministrou a disciplina de ACE, explica que nesta edição foi priorizada a presença dos alunos da educação básica como público-alvo para a apreciação e participação das oficinas ministradas pelos cursistas, envolvendo, assim, a comunidade externa. “Desse modo, conseguimos com esta edição priorizar a interação entre a Universidade e a sociedade e aplicar os conhecimentos acadêmicos na prática. As atividades desenvolvidas nesta IV edição da ACE foram de extrema importância para a formação dos cursistas, pois contribuíram para sua formação inicial e para a constituição dos seus saberes docentes necessários para a prática de sala de aula”.
Prof. César Moraes ministrou a disciplina de ACE
Gilberto Fernandes Pereira, cursista de Geografia, afirma que as ACE representam a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que o curso proporciona por meio das aulas teóricas. “A nossa sociedade se depara com vários problemas, como o desmatamento, o descarte incorreto do lixo, o bullying, o racismo estrutural, a questão dos povos originários e o preconceito contra as pessoas LGBT. E durante as ACE, temos a oportunidade de promover ações que discutem esses problemas e que visam ajudar a melhorar a sociedade em geral. É notório que os projetos vêm logrando êxito a cada semestre. O envolvimento de todo o corpo docente das escolas que nos recebem para a realização das ações demonstra isso. Eles percebem a importância do Programa não só para a escola, mas para toda a comunidade”.
Equipe de Gilberto Pereira durante realização de oficina
Para o Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros, o debate de questões emergenciais é fundamental para a formação dos professores da educação básica. “A cada ACE vivenciamos momentos ímpares aqui na cidade de Currais, pois o PARFOR/UFPI está proporcionando a extensão com uma proposta de curricularização da disciplina, trazendo a comunidade para dentro da sala de aula”, ressalta.
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